Eles oferecem uma experiência única e imersiva, diferente de qualquer outra coisa na Internet.
Eles estão em constante evolução e expansão e oferecem infinitas possibilidades de exploração e interação.
Com o recente anúncio do rebranding do Facebook como Meta, o usuário pode ouvir falar do Metaverso com mais frequência do que nunca.
Mas o que é esse termo? É um universo virtual? É um conceito vago? Ou é apenas uma forma extravagante de categorizar a realidade ampliada?
Nesse artigo vamos descobrir do que realmente se trata o Metaverso e como o uso de chatbots pode ampliar as possibilidades nesse novo cenário virtual.
Embora o termo tenha flutuado por aí nos últimos anos, a palavra “metaverso” foi cunhada pelo autor Neal Stephenson em seu romance de ficção científica Snow Crash de 1992.
Em seu livro, Stephenson se referiu ao metaverso como um mundo digital abrangente que existe paralelamente ao mundo real.
Mas, em 2022, os especialistas ainda não têm certeza se o metaverso em criação agora poderia evoluir para algo semelhante.
O Metaverso é uma rede integrada de mundos virtuais em 3D.
Estes mundos são acessados através de um headset de realidade virtual – os usuários navegam pelo metaverso usando seus movimentos oculares, controladores de feedback ou comandos de voz.
Muitos especialistas olham para o metaverso como um modelo tridimensional da Internet.
Basicamente, trata-se de uma construção paralela ao mundo físico, onde pessoas podem teoricamente viver uma vida digital.
Atualmente, o significado de metaverso centra-se no uso da realidade virtual e aumentada, avatares e propriedade digital, que já são comuns no mundo dos jogos.
De certa forma, o metaverso representa um híbrido entre internet e jogos online, onde o usuário é representado por um avatar personalizável que interage com outros avatares em uma comunidade online.
Contudo, embora isto ilustre o metaverso como ele é agora, estas tecnologias não são essenciais para o conceito do próprio metaverso.
A partir de sua forma atual, o metaverso pode se expandir para uma rede aberta e interligada que pode substituir a Internet móvel como a conhecemos atualmente.
Há muitas outras entradas promissoras entre as aplicações do metaverso que mostram as verdadeiras capacidades do metaverso para o futuro.
Vamos dar uma olhada nas cinco principais aplicações de um metaverso em diferentes setores, como a seguir.
Uma das primeiras respostas para “Quais são as aplicações do metaverso?” apontaria para o setor de saúde.
O melhor exemplo de aplicações do metaverso no setor da saúde refere-se ao uso da realidade aumentada.
A RA surgiu como uma tecnologia vital para fortalecer as habilidades e a base de conhecimento dos estudantes de medicina.
Por exemplo, ferramentas de assistência cirúrgica suportadas por tecnologia como Microsoft Hololens ajudam os cirurgiões em vários procedimentos cirúrgicos.
Os exemplos de metaversos também apontam para o uso da realidade aumentada para melhorar a identificação das veias.
Como resultado, o uso dessas tecnologias pode ajudar a resolver o problema de localização de uma veia, especialmente em pele altamente pigmentada ou no tamanho minúsculo das veias sanguíneas.
O uso do Metaverso no setor da educação também começou a ganhar impulso nos últimos tempos.
A realidade virtual é uma ferramenta promissora para transformar as abordagens tradicionais de ensino, enfatizando os conceitos de aprendizagem através do visual.
As principais aplicações metaversivas no setor educacional podem ajudar a criar ambientes de aprendizagem envolventes e imersivos para estudantes de diferentes instituições de ensino.
Como o metaverso ajuda a capacitar a educação com suas diferentes aplicações?
A realidade virtual pode apoiar a fácil e frequente detecção de erros, além de oferecer recursos de edição em tempo real.
O mais importante de tudo, as melhores aplicações metaversas no setor educacional podem remover a barreira da aprendizagem na educação.
A tecnologia pode permitir a incorporação de qualquer idioma em uma plataforma metaversa para a educação, esmagando assim a barreira do idioma.
Como uma das principais tecnologias metaversas, as aplicações de VR podem ajudar no treinamento de funcionários sobre as precauções de segurança ao mesmo tempo em que promovem a participação na simulação de cenários de risco.
Como resultado, o Metaverso pode definitivamente contribuir muito na redução dos riscos de acidentes.
As aplicações metaversas mais populares na fabricação poderiam facilitar o desenvolvimento de melhores produtos a longo prazo.
Por exemplo, um fone de ouvido VR pode ajudar os fabricantes a examinar todos os elementos de um produto em detalhes.
Além disso, o Metaverso também ajuda no planejamento paisagístico das fábricas e no melhor posicionamento dos equipamentos.
Ford é um nome enorme que capitaliza a tecnologia da realidade virtual para acessar seus modelos bloqueados através de um metaverso.
Com o boom do metaverso começando a ganhar vapor, os Chatbots tem um papel único a desempenhar, pois permitiria a criação de personagens virtuais movidos por IA que podem ser usados para povoar mundos virtuais imersivos.
Estes Avatares Conversacionais alimentados por chatbots seriam capazes de se envolver com muitas das modalidades que as pessoas utilizam, como expressões faciais, linguagem corporal, emoções e interações físicas, além de falar.
Como um conjunto de ferramentas, a existência de chatbots desempenhará um papel fundamental para criar sistemas virtuais sofisticados e naturalmente interativos que proporcionem experiências digitais mais convincentes para os usuários dentro do metaverso.
Os conversadores A.I. e os chatbots têm um grande potencial no metaverso.
Lá, os usuários interagirão não apenas com outros usuários, mas também com avatares digitais que são versões 3D de chatbots.
Com o poder da inteligência virtual, estes avatares digitais serão capazes de reagir e responder a ações baseadas nestas interações.
Embora estas aplicações potenciais de chatbots no metaverso sejam excitantes, ainda estamos nos primeiros passos para tal.
Como o metaverso avança como a próxima etapa será definitivamente interessante de se observar.