Os marqueteiros usam o funil de vendas há quase um século.
O termo foi cunhado inicialmente por E. St. Elmo Lewis, que desenvolveu o então chamado “funil de compra”.
Embora a ideia por trás de um funil tenha permanecido a mesma durante estes anos, desenvolvemos novas tecnologias para empurrar as pistas para fazer uma compra.
Inovações como as linhas de atendimento ao cliente passaram para o e-mail, e agora temos uma solução potencial que diminuirá ainda mais nossa dependência de agentes humanos: os chatbots de vendas.
Um Chatbot é um programa de computador que interage com o usuário final.
Os Chatbots podem ser programas simples baseados em regras, a Inteligência Artificial os torna muito mais avançados, e isto também os torna adequados para tarefas mais amplas.
Prevê-se que os Chatbots passem das simples consultas baseadas no usuário para conversas mais iminentes em tempo real.
Os Chatbots podem ser o melhor caminho para cada etapa de seu funil de Inbound Marketing & Sales.
Os Chatbots funcionam um pouco como um sistema telefônico automático.
As regras são estabelecidas no programa, e o chatbot funciona firmemente dentro das regras.
Os Chatbots que usam IA, podem ter conversas muito mais lógicas com os usuários.
Este tipo de chatbot aprende com cada interação que tem com o usuário e fica melhor entendendo tanto o propósito do usuário.
Os Chatbots formados com Inteligência Artificial oferecem mais potencial, incluindo outra forma de alcançar e conversar com os clientes.
Eles também podem ser usados para gerar conversões rápidas e atuar como uma versão digital de um vendedor.
Já discutimos diferentes maneiras como os chatbots são usados para as vendas.
Agora vamos falar sobre como os chatbots podem ser usados em cada etapa do funil de vendas. Vamos mergulhar.
Antes que sua empresa possa atrair clientes, você precisa torná-los cientes de sua existência.
A fase de conscientização é onde um consumidor descobre uma marca ou produto.
Enquanto a maioria dos clientes potenciais chega a esta etapa através de publicidade, e-mail, anúncios no YouTube ou mídia social, os chatbots de vendas podem elevar o nível de conscientização do cliente, proporcionando uma experiência personalizada.
Muitos websites têm assistentes virtuais que não aparecem de imediato, mas esperam por um tempo e depois se oferecem para ajudar o usuário a encontrar o que ele precisa.
Você poderia personalizar estes chatbots para fornecer respostas com base em como o usuário chegou ao site ou em qual página de destino ele está navegando atualmente.
Um chatbot engaja o visitante iniciando uma conversa e apontando-os em uma direção específica, dependendo de como eles respondem. Este passo sozinho ajuda sua marca a deixar uma forte primeira impressão nos visitantes, o que é crucial na construção de uma conexão.
Quando o lead mostra interesse em um produto ou serviço específico, ele começa a procurar mais informações.
Eles podem ir para a página Fale conosco, ligar para um vendedor, ou enviar um e-mail através do formulário que você fornece na página.
Ao contrário das linhas diretas de consulta do cliente, um chatbot em seu site significa que um cliente não precisa esperar muito tempo para conversar com alguém que possa responder suas perguntas.
Você poderia até usar o histórico de navegação de um cliente para sugerir produtos relacionados ao que ele pesquisou no passado.
Por exemplo, se um visitante procurar por guloseimas para cães em seu site, um chatbot poderia sugerir tigelas de alimentação.
Neste momento, o lead está prestes a decidir se eles farão uma compra.
Os métodos de marketing convencionais mais comuns aqui incluem conteúdo informativo e anúncios, mas os chatbots também poderiam servir como uma extensão de sua equipe de vendas e marketing.
Um chatbot poderia ajudar a fornecer a seus contatos informações que poderiam empurrá-los para a decisão de compra.
Eles também poderiam usar conversas anteriores com a pessoa e seu comportamento de navegação para dar a um vendedor humano as informações de que ele precisa para fechar o negócio e determinar se um líder é qualificado ou não.
Como eles coletam dados sobre o comportamento do visitante, um comerciante humano pode verificar padrões que indicam um forte interesse na marca ou uma intenção de compra, poupando tempo e esforço que de outra forma seriam gastos com leads que provavelmente não comprariam nada.
O fundo do funil é onde o cliente faz uma compra ou subscreve um serviço.
Neste ponto, um humano normalmente entra para ajudar o cliente com o processo de compra.
Dependendo do setor, um chatbot pode facilitar o cliente à medida que ele renova sua assinatura ou faz uma compra repetida.
As equipes de marketing e vendas poderiam usar os dados coletados usando chatbots para criar estratégias para sugerir novos produtos que agreguem valor à compra do cliente.
Um chatbot também poderia enviar informações úteis ou lembretes ao cliente, tais como a data de vencimento para renovação de assinatura ou mesmo um e-mail de abandono do carrinho.
Um chatbot de marketing leva e gera uma grande quantidade de dados.
Você pode usar inteligência artificial e análise para analisar esses dados, ajudando sua empresa a determinar o que um cliente provavelmente irá comprar em seguida.
Se você entender o que um cliente é provável de comprar, você pode se colocar em uma posição de fazer uma oferta quando um cliente revisitar seu site.
Independente do tamanho ou nicho de seu negócio, um chatbot pode ajudar a guiar os contatos qualificados através de seu funil de vendas, dando as informações que eles podem precisar para fazer uma compra enquanto lhe fornece dados que podem ajudá-lo a fazer a venda.
Antes de você desenvolver ou implantar um chatbot, é preciso definir primeiro sua jornada de cliente.
Seu chatbot deve se alimentar da forma como você faz negócios.
Você quer fornecer uma boa experiência ao cliente para potenciais compradores.
Mesmo um simples chatbot armado com respostas a perguntas frequentes contribuiria muito para agilizar seu processo de marketing e fazer crescer seu negócio.