Chatbots de recrutamento: Transformando o RH

fevereiro 28, 2023

Um chatbot de recrutamento é basicamente o assistente de um gestor de RH.

Nos últimos anos, os chatbots conquistaram tanto as empresas quanto os consumidores.

A adoção de bots no suporte ao cliente, marketing e vendas, em particular, tem roubado os holofotes por si só. No entanto, ainda há mais valor a ser encontrado.

Na realidade, é uma interface de conversação (que se parece com uma janela de bate-papo de mensagens instantâneas) que ajuda a realizar processos básicos usando inteligência artificial e aprendizagem de máquinas.

Isto poderia ser algo tão simples quanto deixar um recrutador saber quantas entrevistas eles têm naquele dia para algo mais complexo, como a organização de entrevistas com candidatos.

O que um Chatbot pode fazer?

Um chatbot pode essencialmente fazer qualquer coisa que esteja programado para fazer.

Isso significa que pode ser voltado para o candidato, interno, ou ambos!

Alguns usos comuns para os chatbots incluem coletar informações básicas sobre os candidatos, como educação ou experiência passada, fazer perguntas de triagem sobre as qualificações dos candidatos, e depois classificar os candidatos com base nessas (ou em outras) métricas.

Eles também são incrivelmente úteis para responder às perguntas mais comuns que os candidatos normalmente têm.

Esses bots chegam ao ponto de conectar candidatos dignos com recrutadores humanos e/ou marcar entrevistas e reuniões entre recrutadores e candidatos.

Qual o valor de um chatbot para o processo de recrutamento?

Os Chatbots facilitam o processo de contratar vários candidatos para diferentes funções em um curto período de tempo.

Ele economiza tempo ao fornecer funções baseadas em AI que automaticamente gerenciam, reprogramam e cancelam diferentes tarefas para entrevistadores e candidatos, tornando-o mais preciso e transparente.

Ao responder imediatamente, os Chatbots se envolvem com seus usuários e aumentam o envolvimento dos candidatos.

Além disso, ele qualifica o candidato instantaneamente, fazendo diferentes perguntas.

Um Chatbot responde perguntas padrão e atualiza o conhecimento dos candidatos.

Ele fornece informações para aqueles que querem saber mais sobre a empresa (produto, visão, valores e cultura).

Ele melhora a experiência do candidato, fornecendo respostas imediatamente e oferecendo suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Benefícios dos chatbots de recrutamento

Os chatbots de recrutamento são uma ferramenta incrível que está começando a ser utilizada por recrutadores e gerentes de contratação. 

Melhora a experiência dos candidatos

Os Chatbots são ferramentas eficazes para o engajamento do candidato, e estão em contínua evolução para facilitar o processo de inscrição do candidato.

Muitos candidatos precisam completar os processos de inscrição fora do horário comercial normal.

Os Chatbots permitem que os candidatos recebam respostas às perguntas imediatamente, a qualquer hora do dia.

Eles também podem responder às perguntas dos candidatos sobre políticas, benefícios ou cultura da empresa, e quando fica perplexo, um chatbot pode entrar em contato com um recrutador humano.

Através da funcionalidade do chatbot, os candidatos podem entrar em contato com organizações 24 horas por dia.

Os chatbots também podem assumir algumas tarefas durante todo o processo de inscrição que seriam normalmente feitas pelos recrutadores por telefone ou por e-mail.

Formulários de candidatura a emprego estendidos podem parecer demorados para os candidatos a emprego.

Através de um chatbot, os candidatos podem fornecer essas mesmas informações de uma forma coloquial que pareça menos assustadora.

Agiliza o processo de recrutamento

Ao longo do processo de recrutamento, os recrutadores frequentemente assumem tarefas que são necessárias, mas não agregam valor aos candidatos.

Os Chatbots podem permitir que os recrutadores passem mais tempo com os candidatos mais fortes, assumindo algumas das tarefas administrativas.

Com uma forte experiência de candidatos aprimorada pela tecnologia chatbot, os recrutadores terão um grupo maior e mais forte de candidatos, o que lhes permite identificar e se engajar com os melhores talentos mais rapidamente.

Além disso, uma das questões mais significativas que todos nós enfrentamos é o tempo. Os chatbots podem ajudar os recrutadores a ganhar mais tempo em seus dias, assumindo algumas das tarefas demoradas que os recrutadores lidam, como responder a perguntas simples, agendar entrevistas e reunir informações básicas dos candidatos.

Ajuda com a Programação

Uma das grandes áreas de RH onde os chatbots estão mostrando seu valor é o agendamento de funcionários.

Para as equipes de RH, o benefício é uma clara e autônoma tarefa administrativa que economiza tempo e permite que elas se concentrem em outras áreas, tais como o desenvolvimento profissional.

Com o atual impulso em direção à IA e automação no recrutamento, os chatbots têm aplicações óbvias para reduzir significativamente a carga de trabalho dos recrutadores.

Seja envolvendo centenas de candidatos de uma só vez, contribuindo para uma marca forte e consistente do empregador ou mantendo os funcionários atuais felizes, os chatbots podem se tornar apenas o melhor amigo do RH.

Deixe que os chatbots facilitem seu trabalho

Como tudo ao nosso redor se torna mais automatizado, é natural que encontremos aplicações para esta tecnologia no recrutamento.

A implementação de chatbots de recrutamento é o primeiro passo para agilizar os processos de contratação e criar uma melhor experiência para os candidatos.

Comece hoje mesmo a construir um chatbot para seu próximo grupo de talentos.

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