Inovando atendimento automático com chatbots

maio 11, 2023

Muitas empresas utilizam atendimento automático para aumentar a produtividade dos agentes de suporte.

Seu objetivo é ajudar os clientes com menos interações humanas ao vivo.

Ela também protege as empresas de grandes volumes de chamadas, acelera os processos de atendimento ao cliente e minimiza os erros humanos.

Para entender se sua empresa pode se beneficiar do atendimento automatizado ao cliente, comparamos as vantagens com as desvantagens.

Também discutimos como automatizar alguns (ou todos) os aspectos do atendimento ao cliente de sua empresa.

O que é atendimento automático?

O atendimento automático é um processo de suporte ao cliente que reduz o envolvimento humano na solução das consultas dos clientes.

As empresas conseguem automatizar o atendimento ao cliente usando recursos de autoatendimento, mensagens proativas ou conversas de bate-papo simuladas.

Tradicionalmente, as empresas ajudavam os clientes a resolver problemas com uma equipe de agentes de atendimento ao cliente.

Esses agentes de suporte gerenciavam as interações de serviço por meio de chamadas telefônicas recebidas, e-mail e outros canais. À medida que a empresa crescia, aumentava também a necessidade de mais pessoal de suporte.

Infelizmente, a contratação significa mais despesas para a empresa.

Como resultado, atendimento automático tornou-se uma medida de redução de custos para dimensionar o suporte sem sacrificar a qualidade.

Atendimento automático vale a pena?

Todas as empresas que desejam prosperar reconhecem a importância de dar aos seus clientes o centro das atenções em cada interação.

Entretanto, se você ainda gerencia suas tarefas de atendimento ao cliente manualmente, manter os clientes satisfeitos pode ser um sonho distante. 

O atendimento automático pode ajudá-lo a evitar erros humanos, aumentar a produtividade da equipe e encantar seus clientes com respostas mais rápidas.

Distribua as tarefas com base nas habilidades, personalize suas respostas, aproveite os chatbots e incentive o autoatendimento.

Verdade seja dita, nos dias de hoje, a automação do suporte ao cliente está incompleta sem os chatbots.

Os clientes modernos exigem respostas mais rápidas e assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, e não há melhor maneira de atender a essas expectativas do que desenvolver chatbots para a sua própria equipe. 

Os chatbots usam o poder da inteligência artificial (IA) para manter conversas significativas com os clientes, ajudá-lo a gerar leads e aumentar o engajamento.

Mesmo quando os membros da sua equipe de atendimento ao cliente não estão disponíveis, os chatbots podem interagir com clientes potenciais ou clientes e resolver suas dúvidas básicas. 

No entanto, muitos clientes não gostam da ideia de ter conversas robóticas.

Para superar esse desafio, você precisa garantir que um chatbot ofereça uma experiência de comunicação perfeita e personalizada.

Certifique-se de que ele seja poderoso o suficiente para acessar os dados armazenados e obter informações sobre os dados pessoais dos clientes, compras anteriores e preferências. 

Mesmo que seus bots não consigam resolver um problema do cliente, eles podem encaminhar automaticamente a conversa para um agente ou departamento relevante.

Quais são os prós do atendimento automatizado ao cliente?

A automação dos processos de atendimento ao cliente traz uma série de benefícios, além da redução de custos.

Vamos nos aprofundar para saber por que mais empresas estão automatizando o atendimento ao cliente.

1) Reduz os custos do atendimento ao cliente

Não podemos falar de atendimento automático sem considerar o preço. Custa uma fração de um representante ao vivo para interagir com os clientes. 

As empresas podem reduzir a necessidade de novas contratações à medida que crescem.

A economia de custos vai além da mão de obra, pois você minimiza a área ocupada pelo escritório e aumenta o valor do tempo de vida do cliente simultaneamente.

Com os conceitos básicos cobertos, a automação ajuda os humanos a se concentrarem na satisfação dos clientes, e não nas métricas diárias.

Ela melhora o fluxo de trabalho e economiza tempo para interações mais complexas e individuais com os clientes.

2) Aprimora as interações humanas nos principais pontos de contato

Em muitas empresas, a experiência do cliente existe no contexto da jornada do cliente.

Por exemplo, considere um corretor de imóveis ajudando um cliente a comprar sua primeira casa.

Há muitos marcos e incertezas antes que ele receba as chaves.

Um agente inteligente antecipa as necessidades do cliente para fornecer informações relevantes nos estágios importantes da transação.

Esse fornecimento oportuno reduz a ansiedade e aumenta a confiança no agente.

Antecipar as necessidades do cliente antes que elas surjam é um exemplo de excelente atendimento ao cliente.

Seus funcionários podem se concentrar em tarefas complexas e desafiadoras.

Quando entram em contato com os clientes, eles podem demonstrar maior empatia e resolver problemas com maior capacidade mental.

3) Aumenta a eficiência e a velocidade de geração de valor

Os clientes obtêm valor da automação com tempos de resposta mais curtos.

Ao evitar que os clientes liguem para a sua empresa, os agentes podem resolver problemas mais complicados.

Em vez de pressionar os agentes humanos para obter um tempo de chamada curto, eles podem se concentrar nos resultados

Imagine ser capaz de resolver os problemas na primeira vez, em vez de fazer com que os clientes passem por várias pessoas.

Essa abordagem significa clientes mais satisfeitos e menos reclamações.

4) Incentiva a colaboração da equipe de suporte

As ferramentas automatizadas de atendimento ao cliente podem ajudar a aumentar a colaboração da equipe e eliminar a confusão sobre quem é o proprietário de um tíquete de suporte específico.

Help desks equipados com automação, por exemplo, podem melhorar os fluxos de trabalho para resolver as reclamações dos clientes, o que evita etapas desnecessárias.

Por exemplo, para evitar que um tíquete passe despercebido, a automação pode sinalizar um tíquete para revisão se ele não for alterado após uma semana.

Qual a nossa recomendação?

Uma empresa deve buscar atendimento automático para capacitar sua equipe a proporcionar uma excelente experiência ao cliente.

Para alguns, isso significa dar o primeiro passo para adicionar o bate-papo no site. Se você tiver um grande volume de contatos com clientes, considere um chatbot com respostas preenchidas pelos principais operadores de chamadas.

Deixe que essas plataformas de atendimento ao cliente desviem as perguntas básicas. Dessa forma, sua equipe pode se concentrar em interações mais complexas com os clientes.

Quando se trata de chatbots, você não pode errar com as ferramentas de atendimento ao cliente da DigitalBot.

Elas eliminam o trabalho pesado e permitem que sua equipe atenda aos clientes em vários canais sem distrações.

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