Multiatendimento com chatbots de Whatsapp

maio 27, 2023

A importância de oferecer um excelente atendimento ao cliente é inquestionável.

A pressão que as empresas sentem para oferecer um melhor suporte ao cliente a cada dia está aumentando e as expectativas dos clientes devem ser atendidas.

Nesse contexto, priorizar o suporte ao cliente é um elemento essencial para manter seus níveis de receita altos.

É aí que entram os chatbots, pois eles usam a inteligência artificial para manter conversas em tempo real, ajudando você a dar suporte aos clientes, aumentar o engajamento e construir a credibilidade da marca, entre outros benefícios.

O que é um chatbot?

Um chatbot é um programa de computador projetado para simular conversas com humanos, geralmente por meio de uma interface de mensagens.

Os chatbots são criados usando inteligência artificial (IA) e tecnologias de processamento de linguagem natural (PNL).

Os chatbots baseados em IA oferecem suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, lidam com várias solicitações simultaneamente e aprendem com as interações com o cliente para melhorar suas respostas ao longo do tempo.

Automatizar tarefas e fornecer assistência personalizada por meio de chatbots aumenta a eficiência e a satisfação do cliente.

Por meio da implementação de chatbots, as empresas aprimoraram significativamente o atendimento ao cliente e obtiveram uma vantagem competitiva.

Como funcionam chatbots de multiatendimento?

Sua comunicação proativa o diferencia da concorrência e cria experiências memoráveis para os clientes.

Um chatbot do WhatsApp, por exemplo, pode ser integrado em todas as plataformas, incluindo sites, mídias sociais, anúncios, e-mails, campanhas de SMS e mensagens de e-mail.

Isso permite que você esteja presente para seus clientes sempre que eles precisarem. 

Você também pode personalizar suas interações usando a IA conversacional para detectar as intenções, as emoções e as preferências dos clientes.

Um bot pode se lembrar de detalhes como aniversários dos clientes, datas de integração, compras e outros detalhes, ao contrário dos humanos. 

Ele pode prever quando os clientes precisarão de um produto ou de uma renovação. Um chatbot pode enviar atualizações de valor agregado, ofertas exclusivas e novos negócios aos clientes regularmente. 

A IA conversacional é excelente porque os clientes podem conversar com você.

Os clientes podem fazer perguntas sobre novos lançamentos, atualizações ou outros aspectos de seus produtos/serviços.

Por quê adotar o multiatendimento?

Cerca de 78% dos clientes acreditam que a qualidade do atendimento ao cliente é a chave para as marcas conquistarem sua fidelidade e repetirem as compras. 

Quando se trata de serviço de qualidade, nada é tão importante quanto respostas rápidas às dúvidas dos clientes.

Se as respostas forem rápidas, você pode esperar que os clientes fiquem satisfeitos.

E se as respostas não forem rápidas, isso pode diluir a experiência do cliente com sua marca.

Portanto, você precisa se concentrar em acelerar a entrega do serviço.

E é nesse ponto que o chatbot do WhatsApp pode ajudar. Ele pode ajudá-lo a adotar a automação do atendimento ao cliente.

E quando o atendimento é automatizado, as respostas tendem a ser mais rápidas, e isso também sem interação humana.  

Sua empresa pode se beneficiar muito com a automação do atendimento ao cliente, principalmente em termos de respostas rápidas.

Além disso, sua equipe de atendimento também pode se sentir mais produtiva, pois não precisa responder a perguntas rotineiras. 

Mais importante ainda, a automação do atendimento ao cliente é muito útil para lidar com clientes que preferem o autoatendimento a agentes humanos.

Quais os benefícios do multiatendimento com chatbots?

Os consumidores de hoje exigem uma interação melhor, mais rápida e mais personalizada.

Os chatbots são programados para reagir a consultas com respostas rápidas em nanossegundos.

Não se pode imaginar atender às expectativas dos clientes sem chatbots na empresa.

Se você ainda está se perguntando se a sua empresa é adequada para implantar chatbots com IA, deixe-me mostrar alguns fatos que sustentam a minha afirmação:

  • De acordo com a Invesp, 67% dos clientes em todo o mundo usaram um chatbot para suporte ao cliente no ano passado.
  • Os chatbots economizam até 30% nos custos de suporte ao cliente e aceleram os tempos de resposta.
  • 95% dos consumidores acreditam que o atendimento ao cliente será um dos principais beneficiários dos chatbots.

Vamos dar uma olhada nos 4 principais motivos pelos quais você deve dizer sim aos chatbots de suporte ao cliente:

1. Experiência aprimorada do cliente

Os chatbots podem responder em segundos a uma consulta, o que é uma tarefa desafiadora para um operador humano.

Além disso, os chatbots de suporte ao cliente apelam para as emoções de seus clientes.

Usando o Processamento de Linguagem Natural (NLP), o Aprendizado de Máquina (ML) e a Inteligência Artificial (IA), os chatbots podem aprender e melhorar a cada conversa, analisando cuidadosamente a entrada do usuário.

Eles garantem que a conversa com o cliente ocorra sem problemas, melhorando assim a retenção e a fidelidade do usuário.

Como cada conversa se tornará mais parecida com a humana, os chatbots fornecerão respostas corretas para criar uma experiência melhor para o cliente.

2. Personalização

 Os chatbots ajudam na personalização avançada desde a primeira interação com o cliente.

Os chatbots podem buscar informações sobre os clientes em um ritmo mais rápido e adaptar o conteúdo de acordo com elas.

Ele também pode fazer recomendações aos usuários de acordo com seus gostos.

3. Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana

Uma das principais falhas do suporte humano é a necessidade de manter um funcionário sempre trabalhando no turno.

E a qualidade fornecida pelos humanos seria heterogênea de acordo com o humor e a situação.

Uma pessoa feliz ao atender seu primeiro cliente estaria cheia de energia, enquanto uma pessoa exausta poderia fornecer um serviço de qualidade inferior.

No entanto, os chatbots com IA prestam um serviço homogêneo e incansável, 24 horas por dia.

4. Automação de processos

Os chatbots com IA garantem que a quantidade de conhecimento humano necessário para tarefas simples seja reduzida, de modo que esses recursos possam ser realocados e usados para tarefas complexas.

Isso ajuda a melhorar a eficiência da equipe e dos recursos.

Conclusão

A automação é onde está a maioria de seus clientes. Portanto, você precisa de uma estratégia sólida para interagir melhor com eles e aumentar sua taxa de conversão. 

Nós, da DigitalBot, estamos cientes de como as empresas precisam de ferramentas de suporte de primeira classe para interagir com seus clientes de forma mais significativa.

Você pode se beneficiar do nosso chatbot do WhatsApp com IA e redefinir o significado de engajamento no verdadeiro sentido. 

Nosso software de chatbot é avançado e pode ajudar a otimizar todas as interações com os clientes de todos os canais em uma única plataforma.

Usando o bot de IA, você pode aumentar o tempo de resposta, minimizar o tempo de espera e garantir respostas contextuais aos clientes em cada etapa da jornada.

Você também pode combinar o melhor chatbot do WhatsApp com um software de bate-papo ao vivo, uma ferramenta de navegação conjunta e um software de bate-papo por vídeo para tornar as conversas mais valiosas para os clientes.

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