Chatbots de educação: Otimizando o ensino

abril 17, 2023

O setor educacional não é necessariamente o primeiro que vem à mente quando se pensa em empresas que se envolvem prontamente com a tecnologia.

Entretanto, o uso da tecnologia na educação tornou-se uma linha de vida durante a pandemia do COVID-19.

Agora, a educação está presente nos cinco principais setores empresariais que não só usam, mas também obtêm lucros com os chatbots.

Os chatbots são usados em muitas áreas – desde ajudar a tornar o processo de aplicação mais suave até fornecer aulas personalizadas e coletar dados/feedback para melhorar os serviços, as práticas de ensino e as experiências de aprendizagem dos estudantes. 

Este artigo considerará os benefícios dos chatbots para a educação ao examinarmos todas as aplicações para as quais as instituições poderiam usá-los.

Entendendo o que é um chatbot

Para entender melhor o que é um chatbot de educação, é importante entender o que é um chatbot.

Um chatbot é um sistema de chat online programado para simular o comportamento humano e interagir com os usuários de forma natural e automática. Basicamente, é um robô que responde às mensagens dos clientes.

Existem outras soluções tecnológicas para automação, mas somente os chatbots têm comportamento natural e podem “aprender” à medida que são usados – o que chamamos de automação inteligente.

Os chatbots são usados para responder perguntas dos clientes, fechar vendas, receber reclamações, conduzir pesquisas, compilar dados de forma inteligente e fazer várias análises.

É um avanço tecnológico que faz parte da Educação 5.0, uma abordagem da educação que utiliza novas tecnologias para gerar soluções para melhorar a vida dos estudantes, professores e da sociedade como um todo.

A evolução do chatbot

Os Chatbots só começaram a ser utilizados na educação recentemente. Isto porque no início era uma ferramenta mais simples e mais limitada.

Os primeiros chatbots foram baseados em linhas de resposta, significando que eles tinham uma série de respostas que podiam ramificar de acordo com o que os usuários exigiam, diziam, ou digitavam.

O comportamento dos chatbots era inteiramente programado e previsível.

Desenvolvimentos tecnológicos como a aprendizagem de máquinas e a inteligência artificial melhoraram a ferramenta, tornando-a mais natural e com um melhor entendimento da linguagem humana.

À luz destas novas tecnologias, os chatbots se tornaram uma ferramenta muito mais completa e poderosa do que eram alguns anos antes.

Agora eles podem ser usados com segurança, rapidez e eficiência por muitas empresas, incluindo instituições educacionais.

Por que usar chatbots na educação?

Você sabe exatamente como um chatbot pode beneficiar as instituições educacionais? Nos últimos anos, esta solução vem ganhando força nas estratégias de serviço.

A pandemia de 2020 acelerou a transformação digital, exigindo que escolas, universidades e outros centros educacionais se adaptassem rapidamente às novas necessidades de comunicação do público.

O Chatbot na educação não é mais uma coisa do futuro. É uma solução do presente, e que é vital para o sucesso dos canais digitais de atendimento ao cliente.

Aplicação de conteúdo automatizado

Um dos usos mais sofisticados dos chatbots para a educação é a criação inteligente de caminhos educacionais.

Através da inteligência artificial, os sistemas permitem que os estudantes interajam com o material de aprendizagem de forma estruturada, como resultado, melhorando a experiência geral.

Serviço digital

O serviço digital inteligente e automatizado é um dos principais recursos de um chatbot.

Ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode responder a uma série de perguntas, tornando o serviço mais rápido como resultado.

Eles podem ser integrados a outros sistemas, como o WhatsApp, tornando os clientes ainda mais satisfeitos ao entrar em contato com sua organização.

Automação de busca

Os Chatbots podem capturar dados importantes durante as interações, ajudando as instituições a compreender o comportamento dos estudantes e suas principais perguntas, priorizando demandas mais urgentes.

Quais são os benefícios do uso de chatbots em instituições educacionais?

Aprender os benefícios dos chatbots de educação pode ajudá-lo a entender a importância da ferramenta. Aprenda os principais.

Redução de custos

Criar um ecossistema digital e fornecer um chatbot para funcionários e estudantes garante uma ótima relação custo-benefício.

Além dos baixos custos de implementação, a ferramenta ajuda a economizar dinheiro, reduzindo o retrabalho e racionalizando a estrutura de serviços.

Estudantes mais engajados

Os estudantes acessam o conteúdo com mais facilidade, o que garante um melhor envolvimento com sua instituição e até mesmo com os caminhos da educação.

Além da comunicação entre alunos e professores, os chatbots facilitarão a obtenção de informações sobre suas tarefas, prazos e eventos importantes por parte dos alunos.

Otimização do tempo

O uso de chatbots simplifica a organização para estudantes, professores e administradores, otimizando a gestão do tempo na instituição.

Como resultado, você pode investir esforços em outros processos, tais como a melhoria da qualidade das aulas.

Aperfeiçoamento de vários processos

Os Chatbots permitem que as instituições simplifiquem diversos processos internos.

Você pode usar estes robôs para ajudar na contratação de novos funcionários e processos de triagem, por exemplo, além de automatizar tarefas manuais.

Como a DigitalBot pode te ajudar

Em resumo, os chatbots podem mudar completamente a forma como os estudantes se envolvem com as instituições educacionais e aprendem.

Os chatbots podem ajudar os estudantes com uma variedade de tarefas como horários e prazos, oferecendo acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a informações e assistência.

Além disso, os estudantes agora têm acesso ilimitado à informação, o que é tremendamente gratuito e poderoso, especialmente para auto-ajuda.

O potencial dos chatbots AI na educação aumentará à medida que a tecnologia progredir, e eles acabarão se tornando uma ferramenta necessária para a indústria da educação.

Agora é hora de combinar ainda mais educação com inteligência artificial para ajudar o crescimento e aprendizado dos estudantes, melhorar as capacidades dos instrutores e tornar a administração mais eficiente e eficaz.

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