Como a automação transforma o cenário de eCommerce

janeiro 25, 2024

O comércio eletrônico é multidimensional, exigindo que os varejistas lidem com muitas tarefas diversas, incluindo marketing, geração de leads, gerenciamento de estoque, atendimento de pedidos, suporte ao cliente, análise de dados, remessa e devoluções, para mencionar apenas algumas.

Fazer tudo isso bem feito pode ser esmagador, não importa quantas pessoas estejam trabalhando para que o empreendimento seja um sucesso.

A automação do comércio eletrônico torna-se necessária para garantir a eficiência operacional.

O que é automação de comércio eletrônico?

Um software de automação de comércio eletrônico executa automaticamente determinadas tarefas e processos comerciais sem intervenção humana. As tarefas manuais tornam-se automatizadas. Um fluxo de trabalho com acionadores é configurado, e o software faz o resto.

A automação permite que os proprietários de empresas economizem muito tempo e recursos e, ao mesmo tempo, aceleram os processos de negócios e tornam as coisas mais eficientes.

Os funcionários também se tornam mais eficientes porque não perdem tempo com tarefas repetitivas. Eles podem se concentrar em tarefas que não podem ser executadas por software, como a resolução de problemas e a busca de soluções criativas para os desafios comerciais.

O mais importante é que a automação deixa os proprietários de empresas com o tempo necessário para pensar e planejar estrategicamente para levar a empresa ao próximo nível.

Quais são os principais benefícios da automação?

Aqui estão algumas maneiras pelas quais as empresas on-line podem se beneficiar da automação.

A automação economiza tempo

O tempo é o nosso recurso mais valioso, e a automação do comércio eletrônico pode ajudar as empresas a fazer mais em menos tempo, automatizando tarefas repetitivas e demoradas. 

Pesquisa constatam que 74% dos profissionais de marketing acreditam que a automação de tarefas como postagens em mídias sociais, marketing por e-mail e coleta de dados economiza o tempo da organização.

Uma loja de comércio eletrônico pode economizar tempo automatizando tarefas como publicação de conteúdo, alteração do preço do produto, disponibilidade, visibilidade, etc., segmentação de clientes, suporte ao cliente e muito mais.

A automação pode ajudar a escalar

Um sistema de automação de comércio eletrônico pode ajudar sua empresa a crescer mais rapidamente. O software de automação de comércio eletrônico pode lidar com cargas de trabalho crescentes, como o aumento do volume de pedidos, muito mais rápido do que os humanos.

E pode ser implementado em muitas operações comerciais, incluindo marketing e vendas, atendimento, faturamento e atendimento ao cliente.

Ao lidar com essas tarefas de forma rápida e eficiente, os comerciantes podem economizar em recursos financeiros e humanos, aumentando sua lucratividade.

O crescimento dos negócios também é impulsionado porque os proprietários de lojas têm mais tempo para se dedicar ao planejamento estratégico, o que é crucial se você quiser expandir seus negócios.

A automação ajuda a melhorar a satisfação do cliente

À medida que as empresas se tornam maiores, fica mais difícil fornecer atendimento individual ao cliente.

Ferramentas automatizadas, como os chatbots, podem fornecer aos clientes informações instantâneas sobre produtos, descontos, disponibilidade, datas de entrega e muito mais, ajudando-os a encontrar o que estão procurando e a fazer uma compra. Clientes satisfeitos tornam-se clientes fiéis e recorrentes, aumentando a lucratividade.

Mas e os chatbots? Eles ajudam em alguma coisa?

Um ótimo assistente de vendas pode transformar completamente uma experiência de compra.

Digamos que você entre em uma loja e receba de um funcionário uma orientação instantânea, amigável e bem informada sobre os produtos. É mais provável que você encontre o que está procurando e o compre.

Mas quando você clica na maioria das lojas on-line, fica por sua própria conta. A maioria dos sites de compras on-line não tem nada para orientá-lo na direção certa ou para responder às suas perguntas naquele momento. E se você, como cliente, não consegue obter a ajuda de que precisa, é menos provável que compre.

Mas aqui está uma notícia importante para os comerciantes de comércio eletrônico: Não precisa ser assim. Você pode ter um associado de vendas ultra-amigável, sempre disponível e superconhecido para orientar os clientes em potencial no funil de vendas do seu site.

Afinal, o que é um chatbot de comércio eletrônico?

Os chatbots de comércio eletrônico são programas de computador que interagem com os usuários do site em tempo real.

Eles fornecem atendimento ao cliente, respondem a perguntas, recomendam produtos, coletam feedback e monitoram o envolvimento.

Há três tipos de plataformas de chatbot de comércio eletrônico:

  • Chatbots orientados por inteligência artificial (IA) que usam processamento de linguagem natural e IA de conversação. Isso imita o comportamento humano e os padrões de fala.
  • Chatbots baseados em regras que oferecem respostas a perguntas predefinidas que um usuário pode fazer.
  • Chatbots híbridos que oferecem IA e conversas baseadas em regras.

A maioria dos bots de mensagens se integra ao WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger e Google Business Messenger. Isso significa que os varejistas podem oferecer experiências de compras omnicanal para seus clientes.

Ao fazer isso, os varejistas podem fornecer suporte sempre ativo, a um preço melhor do que o de uma equipe em tempo integral.

Fique à frente da concorrência com Chatbots

O setor de comércio eletrônico é muito competitivo; com milhões de outros comerciantes vendendo exatamente os mesmos produtos que você, manter-se à frente da concorrência é extremamente importante.

Embora os chatbots nunca possam substituir os humanos, eles ainda são um recurso incrível para a sua estratégia de comércio eletrônico.

Se você deseja atender seus clientes de forma eficiente – guiá-los pelo seu site de comércio eletrônico, personalizar suas experiências e oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana – é hora de criar seu próprio chatbot e dar suporte aos seus compradores de forma eficiente.

Saiba mais sobre como criar um chatbot de comércio eletrônico bem-sucedido com a DigitalBot. Entre em contato conosco hoje mesmo.

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