Como usar chatbot de Instagram para otimizar as vendas

janeiro 02, 2023

À medida que mais e mais conversas – sociais, empresariais e outras – acontecem online, plataformas de mensagens automatizadas estão crescendo em popularidade. 

Usar ferramentas de automação de mídia social como chatbots para lidar com suas mensagens no Instagram é uma das melhores maneiras de lidar com sucesso com o atendimento ao cliente e as vendas.

Afinal de contas, mesmo os empresários e gerentes de mídias sociais mais duros não podem estar online 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Continue lendo para obter o guia definitivo de utilização de chatbots.

O que é um chatbot de Instagram?

Um chatbot de Instagram é um sistema de mensagens que aborda comunicações humanas usando respostas automatizadas.

Os chatbots utilizam inteligência artificial para se comunicar com as pessoas.

Eles são o sistema definitivo para respostas automáticas: podem responder perguntas, fazer recomendações e até mesmo encaminhar os clientes para um verdadeiro humano se o fluxo de conversa for interrompido.

Os chatbots de Instagram diferem dos bots que você conhece e não ama. Qual é a diferença, exatamente?

Os bots são muitas vezes contas falsas, geradas por computador, que são usadas para fazer parecer que alguém tem mais gostos, seguidores ou comentários do que eles realmente têm.

Eles se disfarçam de pessoas reais, mas não são particularmente bons nisso.

Os bots muitas vezes marcam contas aleatórias nos comentários, enviam DMs vagos, ou fazem parte de golpes.

Os chatbots de Instagram não fingem ser pessoas reais.

Eles atuam como um intermediário entre a comunicação de uma marca e um consumidor em tempo real.

Os chatbots são integrados a uma conta Instagram real – eles não são uma conta separada, mas infelizmente, o Instagram ainda não oferece uma solução nativa para a incorporação de um chatbot.

Isto significa que para agilizar sua experiência de interação com o cliente, você precisará usar ferramentas de terceiros que lhe permitirão criar os chatbots.

Dito de forma direta: os chatbots são uma ferramenta legítima de atendimento ao cliente, enquanto os bots são irritantes na melhor das hipóteses (e na pior das hipóteses, são golpes criminosos).

Como funcionam os chatbots de Instagram?

A maioria dos chatbots, incluindo os que você pode usar no Instagram, são construídos com diagramas de fluxo de conversação.

Eles permitem que as IAs interajam com os clientes potenciais, seja respondendo suas perguntas ou realizando ações específicas.

Você pode construir fluxos de bate-papo simples e complexos usando três elementos:

  • Gatilhos: dizer ao chatbot quando realizar uma ação
  • Ações: dizer ao chatbot o que fazer
  • Condicionamento: dizer ao chatbot que condições causam uma ação específica – eles se baseiam em uma lógica simples de “se isto acontecer, então essa ação é ativada

Por exemplo, se um cliente lhe envia uma DM com uma pergunta sobre envio, você pode usar chatbots para respondê-los.

Só é preciso configurar um chatbot que será acionado por um conjunto de palavras específicas como “envio”, “política de envio”, “informação de envio” ou “atualização de envio”.

De fato, qualquer modificação pode ser feita alterando/adicionando o gatilho, ação ou condição.

Vantagens de adotar um chatbot de Instagram

O sucesso de seu negócio depende do nível de envolvimento genuíno demonstrado por seus usuários, o que, impulsiona o crescimento orgânico.

Atualmente, as pequenas empresas estão lutando para estabelecer suas empresas em geral e podem não ter mão de obra suficiente para lidar com suas mídias sociais o tempo todo.

Os Chatbots para este assunto são uma solução para quase todos os problemas.

Veja aqui alguns dos benefícios de adotar esses sistemas:

1. Aumento de engajamento

Os Chatbots podem ajudar as empresas a levar o envolvimento do cliente para o próximo nível. 

Ao utilizar chatbots de Instagram, o engajamento pode ser conduzido com base nos dados do usuário e tornado mais interativo.   

Além disso, eles podem fornecer respostas consistentes e isso ajuda a evitar a divulgação de informações irrelevantes para os clientes.

E quando respostas relevantes e rápidas são entregues, os clientes podem ficar mais tempo com seus comentários ou DMs e manter a conversação.

2. Melhorar a geração de leads

Os chatbots de Instagram são bastante avançados e também muito eficazes para envolver os clientes com mensagens personalizadas ao longo de sua jornada. 

De fato, sua empresa pode usar chatbots para geração de leads, de forma a orientar os clientes na tomada de decisões rápidas.

As AIs podem usar um questionário pré-definido para persuadir os visitantes para a geração de leads e garantir taxas de conversão mais altas.

3. Reduzir os custos de atendimento ao cliente

A implementação de chatbots é um investimento para otimizar os custos de atendimento ao cliente. 

Ao investir em chatbots de Instagram, você pode economizar custos extras que, de outra forma, seriam necessários para contratar mais recursos de suporte. 

Com os chatbots, uma empresa pode reduzir os custos em diferentes níveis: 

  • Salários
  • Treinamento
  • Infraestrutura

Da mesma forma, o serviço de atendimento ao cliente com os chatbots AI pode se beneficiar de muitas maneiras;

  • Escalam seu suporte durante as horas ocupadas
  • Automatizar os processos rotineiros
  • Habilitar novos modelos de atendimento ao cliente

Além disso, ao garantir uma experiência de marca mais simples e mais eficiente para os clientes, os chatbots também reduzem uma quantidade significativa de dinheiro e agregam valor ao resultado final.

Conclusão

Os Chatbots de Instagram estão gradualmente transformando os contornos da comunicação do cliente.

Eles estão adicionando uma nova dimensão a diferentes aspectos do setor, seja no atendimento ao cliente, vendas, marketing e engajamento.

Portanto, sua empresa precisa do plano para tirar o máximo proveito dos bots em termos de geração de leads, percepção do cliente, onboarding e escalabilidade do suporte ao cliente.

Entre em contato conosco para obter um chatbot para sua equipe de suporte e comece a fornecer valor aos clientes. 

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