Você provavelmente já interagiu com um chatbot antes, sabendo ou não que se tratava de um assistente virtual.
Impulsionados por IA (Inteligência Artificial), regras automatizadas, processamento de linguagem natural (NLP) e aprendizagem de máquina (Machine Learning), os chatbots para WhatsApp processam dados para fornecer respostas às mais variadas solicitações dos usuários.
Mas afinal, qual sua principal funcionalidade?
Os bots podem ser aplicados em diversos sistemas para automatizar questionários, agilizar o atendimento ao consumidor, realizar vendas e, até mesmo, monitorar processos internos de uma empresa.
Neste artigo nós vamos abordar as principais aplicações dos chatbots para WhatsApp. Então, vamos lá!
Na definição mais básica, um chatbot é um software que simula e processa uma conversa humana, seja uma interação escrita ou falada, entre um contato virtual e um usuário.
Os bots permitem que as pessoas interajam com dispositivos digitais como se estivessem se comunicando com um atendente real.
Os chatbots para WhatsApp podem ser simples como programas rudimentares que respondem a uma consulta com uma única linha de resposta.
Mas também podem ser sofisticados como assistentes digitais que aprendem e evoluem para fornecer níveis crescentes de personalização à medida que coletam e processam informações.
No geral, existem dois tipos principais de chatbots. São eles:
Usando regras, NLP, e um pouco de machine learning, eles geram respostas automatizadas, mas conversacionais, para as consultas dos usuários.
As interações com esses chatbots são altamente específicas e estruturadas e são mais aplicáveis a funções de suporte e serviço – pense em FAQs robustas e interativas.
Os chatbots orientados a tarefas podem lidar com perguntas comuns, tais como consultas sobre horários de funcionamento ou transações simples que não envolvam muitas variáveis.
Embora usem NLP para que os usuários finais possam experimentá-los de forma conversacional, suas capacidades são consideradas mais básicas.
Atualmente, este é o modelo mais utilizado em chatbots para WhatsApp.
Frequentemente chamados de “assistentes virtuais” ou “assistentes digitais”, os bots baseados em dados são muito mais sofisticados, interativos e personalizados do que os chatbots orientados a tarefas.
Costumam ser contextualmente conscientes e aproveitam a compreensão da linguagem natural (NLU), NLP e machine learning para aprender à medida que interagem com as pessoas.
Eles aplicam inteligência preditiva e analítica para permitir a personalização com base em perfis de usuários e comportamentos de diferentes consumidores.
Os assistentes digitais podem aprender as preferências de um usuário ao longo do tempo, fornecer recomendações mais assertivas e, até mesmo, antecipar necessidades.
Além de monitorar dados e intenções, eles são capazes de iniciar conversas de acordo com sua funcionalidade e objetivo.
A assistente virtual Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon, são exemplos de chatbots preditivos, orientados para o consumidor e baseados em dados.
Chatbots aumentam a eficiência operacional e trazem economia de custos para as empresas, ao mesmo tempo em que oferecem conveniência e serviços agregados aos funcionários internos e clientes externos.
Eles permitem que negócios resolvam facilmente diferentes questões e problemas dos clientes, enquanto reduzem a necessidade de interação humana.
Por exemplo, quando determinada marca depende apenas do humano, ela poderá atender um número limitado de pessoas ao mesmo tempo.
Para serem rentáveis, as empresas devem se concentrar em modelos padronizados de negócio, limitando sua capacidade de alcance proativo e personalizado.
Em contraste, os contatos inteligentes, mais conhecidos como chatbots, permitem que as empresas se envolvam com um número ilimitado de clientes de forma pessoal.
Dessa forma auxiliando na escalabilidade do atendimento de acordo com a demanda e as necessidades comerciais.
Ao utilizar os chatbots para WhatsApp, uma empresa pode fornecer um serviço personalizado e proativo para milhões de pessoas ao mesmo tempo.
O WhatsApp deve sua enorme popularidade ao fato de possibilitar o envio de mensagens grátis entre telefones de qualquer lugar do mundo.
O serviço tornou-se indispensável para muitas pessoas na manutenção de contatos sociais devido à simplicidade e facilidade de uso.
Com a chegada do WhatsApp Business em 2019, as empresas conseguiram uma nova oportunidade para ficarem ainda mais acessíveis a seus clientes.
Certamente, para setores competitivos como o varejo, este é um importante diferencial na área de serviço e experiência do cliente.
Um chatbot para WhatsApp opera basicamente da mesma forma que um contato inteligente em qualquer outro canal de mensagens.
O usuário envia uma mensagem de texto para uma empresa através do número utilizado no WhatsApp Business.
Então, o chatbot irá responder a mensagem e iniciará uma conversa para entender o que a pessoa precisa e como ele poderá ajudá-la.
Em muitos casos, se for a vontade do cliente ou um processo natural do fluxo conversacional, o chatbot irá transferir o usuário para um atendente humano.
Os chatbots já são uma realidade dentro das estratégias de serviço, vendas e marketing das empresas.
Quando integrado ao WhatsApp da marca, a solução pode otimizar o atendimento ao cliente, tornando-o mais rápido e eficaz.
A seguir, veremos alguns serviços que podem ser oferecidos por este canal de comunicação:
Atualmente, os consumidores esperam por respostas quase que imediatas das empresas, independente da indústria, seja varejo, bancos ou, até mesmo, logística.
Dessa forma, os clientes sentem-se mais importantes e valiosos, fidelizando a relação com a marca, além de construir conexões mais profundas entre as pessoas e seus produtos.
É aqui que um chatbot para WhatsApp demonstra grande valor, uma vez que ele permite que você automatize esse atendimento, inclusive em um fluxo de vendas cruzadas sem precisar de intervenção humana.
Assim, você pode criar fluxos personalizados para diferentes estágios de conversação.
Além disso, o assistente virtual consegue responder perguntas frequentes e realizar tarefas monótonas e repetitivas, evitando o desgaste de seus colaboradores e aumentando a eficiência e escalabilidade do seu negócio.
O chatbot também pode fazer uma análise eficaz das requisições, resolvendo diferentes demandas ou transferindo-as para atendentes humanos específicos sempre que houver necessidade.
O assistente virtual pode coletar informações em cada interação realizada com o usuário.
Com os dados em mãos, a empresa consegue qualificá-los dentro da jornada de compra e, em seguida, criar campanhas de marketing e abordagens de vendas mais assertivas.
Além disso, o chatbot também pode usar o WhatsApp para divulgar conteúdos, pesquisas, ofertas e produtos, qualificando o lead automaticamente e gerando maior engajamento com sua audiência.
Isso acontece com toda a rapidez que o cliente moderno exige, convertendo leads em verdadeiras oportunidades de negócios.
Muitos pedidos de clientes a uma empresa estão relacionados a demandas financeiras.
Um chatbot para WhatsApp pode ajudar a resolver essas demandas realizando diferentes tarefas financeiras como, por exemplo:
Não há como negar que o WhatsApp oferece às empresas diversas oportunidades para proporcionar um suporte mais eficiente ao cliente.
São inúmeras ferramentas disponibilizadas para marcas que decidem usar o aplicativo de mensagens em suas estratégias, desde a possibilidade de resposta imediata até a automação de serviços.
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