O que é um chatbot para RH? Descubra tudo que precisa saber antes de utilizar

outubro 25, 2022

Para muitos funcionários, sua conexão com o local de trabalho é agora cada vez mais influenciada pelas interações digitais e pelas interfaces que os habilitam.

Isto tem tido um impacto resultante nas políticas empresariais e nos fluxos de trabalho de RH. 

Cada evolução das interfaces traz consigo novos modelos de engajamento de funcionários e oportunidades de negócios.

Entretanto, mesmo nesse contexto, a adoção de interfaces de conversação é provavelmente uma das maiores mudanças, permitindo que uma empresa interaja com os funcionários via sistemas e não apenas portais, linhas de comando e cliques de mouse. 

Os chatbots para RH e a tecnologia de inteligência artificial estão mudando a face da atual gestão de recursos humanos e proporcionando novas oportunidades para melhorar o engajamento dos funcionários e automatizar os principais processos de RH.

O que é um chatbot para RH?

Um chatbot para RH é um assistente virtual que simula o diálogo humano com candidatos e funcionários a fim de automatizar funções abrangentes como triagem dos mesmos, agendamento de entrevistas, gerenciamento de indicações de funcionários, e muito mais.  

Como interface de conversação, um chatbot para RH usa inteligência artificial e machine learning para auxiliar em atividades fundamentais do setor.

Essas ferramentas são usadas pelos chatbots para RH para ler e processar dados de conversação e devolver as respostas apropriadas ao remetente.

Eles permitem que as equipes de RH mantenham contato regular de forma proativa em grande escala durante todo o ano, além de detectar qualquer problema que precise de escalonamento ou intervenção humana.

Para que serve um chatbot para RH?

Os casos de uso de chatbots no departamento de RH são extensos em relação às diferentes áreas e funções dos recursos humanos.

Com a ajuda de inteligência artificial, um chatbot para RH pode automatizar tarefas e fluxos de trabalho nas seguintes áreas:  

1. Recrutamento & Onboarding

Um chatbot para RH ajuda no processo de recrutamento, filtrando através de uma enorme pilha de candidaturas, realizando triagem preliminar e pré-seleção de candidatos com base em métricas pré-determinadas.  

Além disso, um chatbot para RH permite que as empresas se envolvam com todos os candidatos, independentemente de seu status no processo de seleção, ao mesmo tempo em que reduz e elimina preconceitos, trabalho repetitivo e etapas desnecessárias dos processos de recrutamento e onboarding de funcionários.

2. Resolução de Consultas

Os chatbots para RH comunicam-se e se envolvem com a experiência dos funcionários através de vários canais e lidam com dúvidas comuns e recorrentes relacionadas às políticas e cultura da empresa.

Um chatbot compreende um amplo banco de dados e atua como um manual do funcionário, detalhando todas as práticas de RH da empresa.  

Eles também oferecem suporte transacional aos profissionais de RH para ajudar os funcionários a gerenciar a folha de pagamento, ausências, horários de turnos, entre outros. 

3. Gestão de desempenho

O departamento de RH pode usar um chatbot para tornar a gestão de desempenho mais suave e mais lucrativa.

Os profissionais do setor podem reunir, agregar e analisar dados de desempenho dos funcionários para fazer avaliações anuais de desempenho mais baseadas em fatos, simplificadas e eficazes.  

Quais são os benefícios de um chatbot para RH?

As equipes de RH são o coração de qualquer organização.

O chatbot para esse setor pode automatizar tarefas repetitivas e permitir aos gerentes utilizar seu tempo em tarefas mais importantes que requerem atenção humana.

Aqui estão algumas das muitas vantagens de adotar um chatbot para seu setor de RH:

Filtragem e Onboarding mais rápidos

Os Chatbots podem ajudar no processo de contratação, filtrando os candidatos, qualificando-os, comunicando-se para acompanhamento e até mesmo agendando entrevistas.

Isto reduz o tempo que os representantes de RH levam para selecionar através de uma lista de candidatos e agendar entrevistas para eles.

Um chatbot para RH pode fazer isso em minutos e lidar com uma grande soma de candidatos simultaneamente.

Feedback instantâneo e autêntico

Os chatbots para RH oferecem informações com base em dados, imparciais e, ao mesmo tempo, personalizadas em relação às vantagens, salários e políticas e cultura da empresa.

Portanto, os dados e respostas de um chatbot tendem a ser altamente precisos, transparentes e livres de erros.  

Além do tempo real, os chatbots para RH guiados por Al poupam tempo e esforço para melhorar os perfis e registros dos funcionários, cada vez que eles enviam uma consulta ou solicitação.

Estes chatbots para RH atuam como uma força motriz para automatizar processos menos valiosos e repetitivos, permitindo que se dê prioridade a um trabalho mais estratégico.  

Como os bots de RH têm ajudado a mudar as culturas organizacionais?

Um chatbot é um software de inteligência artificial (IA) alimentado por tecnologia de processamento de linguagem natural, que pode simular uma conversa humana com um usuário através de aplicativos de mensagens, websites, aplicativos móveis, interfaces ativadas por voz, ou através do telefone.

Um bom chatbot para RH é mais do que apenas um simples bot de perguntas e respostas.

O verdadeiro valor de um chatbot é que ele pode automatizar tarefas e fluxos de trabalho repetitivos com base em sua compreensão da intenção do funcionário.

Assim, se um funcionário digitar uma solicitação no canal do Slack ou MS Teams para solicitar seu saldo ou algo semelhante, o chatbot pode acionar o fluxo de trabalho para realizar essa tarefa e chegar ao gerente apropriado para aprovação deste pedido.

Isto remove um atrito considerável para o funcionário que anteriormente poderia ter que contatar em um dos muitos portais disponíveis ou enviado um e-mail para o RH.

Também retira a pressão dos profissionais de RH respondendo a solicitações de rotina que podem ser mais facilmente tratadas por um bot, permitindo que eles se concentrem em tarefas de maior valor.

Conclusão

Os gerentes de RH enfrentam muitos desafios no competitivo mercado de trabalho atual.

Isso se dá por equilibrarem a necessidade de manter os talentos certos trabalhando com seu potencial máximo, ao mesmo tempo em que mantêm os funcionários satisfeitos.

Nesse sentido, os chatbots podem desempenhar um papel importante no reforço da cultura organizacional através de interações mais frequentes, significativas e personalizadas, que seriam proibitivas em termos de custos para o pessoal de RH gerenciar pessoalmente.

Os chatbots para RH podem desempenhar um papel vital no estabelecimento da cultura da empresa, facilitando interações mais consistentes, significativas e personalizadas.

Eles alteram e melhoram a maneira como o departamento se comunica e se envolve com outros colaboradores, oferecendo mais do que apenas substituir as interações humanas ou um método para aumentar a automação.Para saber mais sobre os serviços de chatbot da DigitalBot, entre em contato conosco!

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