No mundo em constante evolução do marketing, as empresas enfrentam uma decisão crucial quando se trata de atingir seu público de forma eficaz.
O telemarketing e o marketing digital se destacam como duas abordagens distintas, cada uma com seu próprio conjunto de vantagens e desafios.
À medida que a tecnologia continua a remodelar o cenário do marketing, entender as nuances dessas estratégias torna-se imperativo para qualquer empresa que queira se manter à frente no mercado competitivo.
Telemarketing é a venda de produtos ou serviços por telefone. Ela pode ser feita por meio de venda direta ou chamada fria.
A venda direta envolve vender diretamente a um cliente pessoalmente, por telefone ou por e-mail.
Chamada fria é quando você entra em contato com clientes potenciais sem que eles tenham manifestado interesse em seu produto ou serviço. Geralmente, isso é feito por meio de campanhas publicitárias na Internet para atrair clientes potenciais.
O marketing digital, por outro lado, é o marketing que usa ferramentas digitais, como mídia social, webinars, marketing por e-mail e muito mais. Ele também inclui web design e otimização de mecanismos de busca (SEO).
Você pode fazer marketing digital sozinho ou pode contratar um profissional para isso. O marketing digital inclui muitas atividades, como a criação de um site, a criação de uma campanha de e-mail, o envio de atualizações de mídia social, a criação de uma página de destino e muitas outras coisas.
A principal diferença entre o marketing digital e o telemarketing é que o telemarketing não usa certos tipos de ferramentas digitais, enquanto o marketing digital usa todas elas de uma forma ou de outra.
O uso do telemarketing em sua empresa pode ajudá-lo a estabelecer melhores relacionamentos com seus clientes.
Isso ocorre porque você pode usar esse método para dar um toque mais pessoal à sua empresa.
Também é possível envolver os clientes por meio desse método, fazendo-os sentir que estão recebendo tratamento especial.
Você também pode envolver seus clientes ligando para eles e informando-os sobre suas atividades comerciais.
Usar o marketing digital para sua empresa pode ajudá-lo a ganhar mais exposição e um público mais amplo. A Internet é uma excelente maneira de comercializar sua empresa, pois permite que você alcance um amplo público de clientes em potencial.
Ela também lhe dá a oportunidade de vender diretamente aos consumidores, pois eles podem acessar seu site de qualquer lugar do mundo.
Outro benefício do marketing digital é que ele ajuda a criar consciência de marca, o que aumenta a demanda por seus produtos ou serviços. Isso ocorre porque, quando as pessoas veem seu logotipo em seus sites favoritos, elas pensam em sua empresa quando precisam do que você oferece.
Outra vantagem do marketing digital é que ele é econômico, pois não exige a compra de espaço publicitário em jornais ou revistas.
Antigamente, a ideia de inteligência artificial era reservada para filmes de ficção científica.
Mas, atualmente, a inteligência artificial é uma tecnologia bastante comum – pense na Siri em seu iPhone ou no Amazon Echo em sua sala de estar.
E, à medida que a tecnologia continua avançando, a IA se tornará uma ferramenta essencial para praticamente todos os setores existentes, inclusive o marketing digital.
Há muitas implicações para a IA no mundo do marketing digital e os chatbots são definitivamente uma das mais interessantes.
Os chatbots oferecem o melhor dos dois mundos; você pode automatizar uma grande parte do processo de comunicação com o cliente sem sacrificar o atendimento e o suporte ao cliente.
Essas ferramentas com tecnologia de IA estão prestes a estar em todos os lugares e, se você quiser se manter competitivo, é importante entender como elas funcionam e incorporá-las à sua estratégia.
Você pode usar os chatbots para:
Há detalhes que você precisa coletar de cada lead antes que qualquer conversa significativa possa acontecer – como suas informações de contato, se já são ou não clientes e as áreas em que precisam de suporte.
Os chatbots são uma maneira muito mais personalizada de coletar essas informações (em vez de, digamos, formulários de contato) e são muito mais eficientes em termos de tempo do que coletar as informações por conta própria.
Precisa agendar uma chamada de vendas? Uma chamada de atendimento ao cliente? Uma sessão de integração? Em vez de ficar indo e voltando com seu cliente, peça a um chatbot para agendar isso para você.
Não importa o tipo de negócio em que você atua, há um conjunto de perguntas que você recebe o tempo todo. Em vez de perder tempo e energia para responder a essas perguntas toda vez que elas forem feitas, deixe que o chatbot faça o trabalho sujo.
É uma situação em que todos ganham: seus clientes obtêm as respostas que procuram e você não precisa responder às mesmas três perguntas 10.000 vezes por dia.
Se você tivesse uma empresa de tijolo e argamassa, provavelmente teria um membro da equipe para cumprimentar cada cliente quando ele entrasse pela porta.
Os chatbots podem recriar essa experiência em seu site, enviando uma saudação personalizada a cada pessoa que entra em sua página.
Quando estiver pronto para adicionar um chatbot à sua página, você não precisa começar do zero.
Há muitas plataformas de chatbot excelentes que permitem que você crie seu próprio chatbot e o integre ao seu site.
Dependendo da usabilidade e da aparência da sua página, você pode considerar a possibilidade de ajustar o design do seu site e a aparência do seu chatbot para tornar toda a experiência o mais agradável e alinhada possível com a marca dos seus visitantes.
Quer saber como aplicar esses sistemas no seu processo? Entra em contato com a gente!